Facebook - Clique para acessarTwitter - Clique para acessarYouTube - Clique para acessarFlickr - Clique para acessar

Donizeti Nogueira (PT) nasceu no dia 15 de outubro de 1955 em Minas Gerais, filho de Geraldo Francisco Nogueira e Hominda Borges Nogueira, é o primogênito de 11 irmãos. É pai de 4 filhos: Édrio Donizeti Nogueira, Éveri Sirac Nogueira, Mariana Graciano da Silva e Gabriel Bernardo Marinho Nogueira e avô de Nina e Lavínia.

Sua trajetória profissional começou aos 6 anos como lavrador quando acompanhava o pai na labuta de agregado e meeiro. Aos 12 anos foi para cidade para estudar e aos 19 anos cursou Técnicas Agropecuárias na cidade Igarapava-SP. Aos 22 anos, mudou-se de Minas para Goiás para trabalhar como supervisor de vendas de uma empresa de calcário agrícola.

Nogueira iniciou sua militância no movimento da juventude de igreja ainda nos anos 70. Nos anos 80, aos 24 anos, mudou-se para Gurupi para trabalhar como supervisor de vendas em uma empresa de sementes melhoradas de arroz, milho e soja. Lá conciliou o trabalho profissional com a militância no movimento cultural e político. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1983 e seis anos depois, foi eleito presidente do Diretório do PT de Gurupi. Com a criação do Estado do Tocantins, integrou a 1º Comissão Provisória do Partido em 1988, momento que se candidatou a deputado federal. Em 1989, Donizeti foi eleito o 1º presidente do Diretório Estadual do PT.

Nos anos 90, coordenou a Caravana da Cidadania (1994), realizada pelo presidente Lula. Foi também candidato a deputado estadual (1990) e a senador da República (1994).

No início da década de 2000, cursou Administração na Unitins – Universidade do Tocantins. Nesta época, participou do movimento estudantil SOS Unitins, que resultou na federalização e consequentemente na implantação da UFT - Universidade Federal do Tocantins, onde concluiu a graduação.

Como secretário-geral do PT, coordenou campanhas do Partido, com destaque para as campanhas vitoriosas do ex-presidente Lula em 2002 e do ex-prefeito de Palmas, Raul Filho (2004). Em 2005, assumiu a Secretária Municipal de Governo, oportunidade em que implantou o programa Prefeitura nos Bairros, que descentralizou os serviços de gestão e atendeu mais de 150 mil palmenses.

Assumiu também a Secretaria de Orçamento Participativo e Programas Especiais, onde atuou como elo entre Governo Municipal e Federal, através do Escritório de Representação da prefeitura de Palmas em Brasília. Em conjunto com a equipe de técnicos, coordenou a captação de recursos, não só para Palmas, mas para outros municípios do Tocantins. Na articulação comunitária, apoiou diversos eventos ligados aos movimentos sociais e oportunizou a cerimônia do casamento comunitário para mais de 700 casais.

Em 2010 foi reeleito presidente do PT no Tocantins, onde se destacou ao realizar, em conjunto com os militantes, uma gestão próxima das bases, participativa,democrática e atuante.

Em 2014 foi eleito primeiro suplente de Kátia Abreu ao Senado Federal. Em 2015, assumiu a vaga de senador pelo Tocantins, uma vez que Kátia Abreu foi anunciada como nova Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no segundo mandato de Dilma Rousseff.

Cadastre-se Aqui para receber
as notícias do Senador por E-mail

Galeria de Fotos

Veja Mais

BRASÍLIA - SENADO FEDERAL

Telefones (61) 3303-2464 (61) 3303-2990

Edifício Principal, Anexo I, 6º Andar.

CEP. 70165-900 / Brasília - Distrito Federal

TOCANTINS - GABINETE REGIONAL

Telefones: (63) 3215-5746

208 Sul, Alameda 01, Lote 10.

CEP. 77020-558 / Palmas - Tocantins