Facebook - Clique para acessarTwitter - Clique para acessarYouTube - Clique para acessarFlickr - Clique para acessar

Política e fé a serviço do povo

O Brasil enfrenta, hoje, um problema de saúde pública dos mais graves, que é o combate ao mosquito Aedes Aegypti, e que exige de todos nós, um enfrentamento sem tréguas. E, mais uma vez, as igrejas cristãs do Brasil dão um exemplo de que estão antenadas com os problemas e as causas sociais do país, ao abordarem um tema de relevante importância para a Campanha da Fraternidade de 2016.

Com foco no saneamento básico e na saúde pública, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC, lançaram na quarta-feira de cinzas, dia 10, que marca a abertura do período cristão da quaresma, a campanha ecumênica com o tema: Casa Comum, Nossa Responsabilidade, cujo lema é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.

No momento em que a presidenta Dilma Rousseff, através do Ministério da Saúde, lança uma campanha nacional de combate intensivo e sem tréguas ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus, alertando a população para os cuidados e responsabilidades de todos, a igreja vem reforçar seu compromisso de todos os anos através da Campanha da Fraternidade. Nada mais oportuno, nada mais evangelizador. 

No Senado, estamos debatendo o Plano Nacional de Saneamento Básico, para suprir o déficit de cobertura pelos serviços de proteção da população quanto aos riscos epidemiológicos, porque, mais que combater o mosquito, precisamos combater as causas, e o saneamento é, sem dúvidas, a grande causa. 

No Tocantins, participamos do Dia Nacional de Combate ao Zika Vírus, chamado pela presidenta Dilma e que mobilizou, em todo o país, 220 mil militares, 300 mil agentes de saúde em mais de 350 municípios brasileiros, mostrando o empenho do Governo Federal no combate ao mosquito e pela saúde da população.

A Campanha da Fraternidade é, sem dúvida, um momento de grande mobilização e conscientização dentro da comunidade por saneamento básico e saúde pública de boa qualidade. É papel de cada vereador, cada prefeito, cada liderança local, participar dessa grande campanha. Da Igreja, através de suas pastorais, de suas comunidades eclesiais de base e de movimentos cristãos, criar condições para o êxito dessa campanha. E nós, no Parlamento, temos essa responsabilidade, através da mídia, nesta mobilização do povo.

No Senado Federal, tenho sido recorrente ao perguntar: Que país queremos para os próximos 30 anos? Que país queremos entregar para as gerações futuras? E quem vai pagar a conta? Precisamos resolver os problemas emergenciais, mas precisamos planejar a longo prazo. Matar o mosquito agora, mas resolver o problema do abastecimento de água potável, do esgotamento sanitário, da limpeza urbana e dos resíduos sólidos. Precisamos avançar para alcançar a meta de universalizar o saneamento básico.

Criada em 1965, com o nome de Campanha da Fraternidade, é uma forma de buscar uma renovação da Igreja e se transformou em bandeira de luta das comunidades por melhoria na qualidade de vida.

Eu quero parabenizar a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Sérgio Rocha, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, Dom Flávio Irala, pela Campanha da Fraternidade 2016: Casa Comum, Nossa Responsabilidade. Quero parabenizar o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, e aos bispos, padres, pastores evangélicos, e religiosos do Tocantins e, de minha parte, colocar-me à disposição, no Parlamento e na Igreja, para colaborar com esta campanha: Eu vim para servir, como cristão e como senador.

Donizeti Nogueira é formado em Administração e Técnicas Agrícolas, é senador pelo Partido dos Trabalhadores, representando o Estado do Tocantins.

Cadastre-se Aqui para receber
as notícias do Senador por E-mail

Galeria de Fotos

Veja Mais

BRASÍLIA - SENADO FEDERAL

Telefones (61) 3303-2464 (61) 3303-2990

Edifício Principal, Anexo I, 6º Andar.

CEP. 70165-900 / Brasília - Distrito Federal

TOCANTINS - GABINETE REGIONAL

Telefones: (63) 3215-5746

208 Sul, Alameda 01, Lote 10.

CEP. 77020-558 / Palmas - Tocantins