Facebook - Clique para acessarTwitter - Clique para acessarYouTube - Clique para acessarFlickr - Clique para acessar

A importância do Cerrado no desenvolvimento do Matopiba

Mais uma vez, a cidade de Palmas se apresenta como palco de transformações e se oferece como cenário do debate sobre o desenvolvimento sustentável da região do meio-Norte, promovendo um seminário para discutir o Plano Nacional de Recuperação de Vegetação Nativa e programas de regularização ambiental e reserva legal no Matopiba, região que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

É preciso definir o que queremos para os próximos 20 anos e como queremos explorar essa nova fronteira agrícola para benefício de todos. É preciso compreender a importância do bioma Cerrado no contexto da agricultura familiar, das comunidades tradicionais, da economia solidária e do agronegócio. É preciso discutir o Planaveg com o objetivo de, num esforço de aprendizado, buscar soluções para a recuperação das matas nativas. É preciso ouvir especialistas, gestores, a comunidade universitária – estudantes e docentes –, pesquisadores, ambientalistas e produtores.

O governo nos apresenta um plano audacioso que tem como meta a recuperação de 12,5 milhões de hectares de vegetação nativa em 20 anos. É preciso criar, ampliar e fortalecer políticas públicas capazes de tocar a demanda. Mais que isso, é preciso conscientizar a comunidade para a boas práticas agropecuárias e o respeito às áreas de preservação permanentes (APP), bem como áreas degradadas pela expansão territorial desordenada e com baixa produtividade. É preciso priorizar a fiscalização das reservas legais (ARL) e implantar com prioridade os programas de regularização ambiental (PRA), previstos no novo Código Florestal.

É preciso que se encham os auditórios de homens e mulheres e juventude do povo. Ouvir o clamor dos movimentos sociais, dos setores organizados da sociedade, os representantes das secretarias estaduais de meio ambiente e de agricultura e pecuária dos estados do Matopiba e os representantes dos ministérios, órgãos do governo federal, os ambientalistas e pesquisadores de ONGs e da Embrapa, enfim, todos os atores e protagonistas deste programa elaborado para atender as demandas, para fortalecer as políticas públicas que permitirão traçar uma estratégia para a recuperação da vegetação nativa.

Eu sou um otimista. Eu acredito na pureza das palavras e na ação do trabalho do homem. Eu acredito que a paixão move o mundo e o trabalho transforma a natureza. O Matopiba vai ser e será uma região de prosperidade para todos e todas, onde o desenvolvimento possa acontecer em harmonia com a mãe natureza.

Donizeti Nogueira é senador da República pelo PT do Tocantins.

Cadastre-se Aqui para receber
as notícias do Senador por E-mail

Galeria de Fotos

Veja Mais

BRASÍLIA - SENADO FEDERAL

Telefones (61) 3303-2464 (61) 3303-2990

Edifício Principal, Anexo I, 6º Andar.

CEP. 70165-900 / Brasília - Distrito Federal

TOCANTINS - GABINETE REGIONAL

Telefones: (63) 3215-5746

208 Sul, Alameda 01, Lote 10.

CEP. 77020-558 / Palmas - Tocantins